Eu acho a Av. Brigadeiro Faria Lima um ERRO. Ela é bem metida a besta, mas apesar de incluir o Iguatemi e o Clube Pinheiros você NÃO ME ENGANA, FARIA LIMA, EU SEI QUE NO FIM VOCÊ ACABA PASSANDO PELO LARGO DA BATATA!

Agora é sério: na Faria Lima não tem cinema (fora o do Iguatemi), não tem museu, não tem teatro. Só  escritório e dinheiro, dinheiro, dinheiro. Ironia do destino: trabalho na Rua Amauri e sou obrigado a passar todos os dias pela Faria Lima. Então a gente aceita a derrota e segue em frente, né?

A minha irmã também já trabalhou na Faria Lima e um dos lugares preferidos dela para almoçar era o Café Árabe. Você não faz idéia da fila que se forma no almoço, é bizarro. Mas tem explicação: o Café Árabe é um legítimo QG de PobresQueTambémComem, porque a comida é gostosa e não é cara.

Ontem eu passei por lá para fazer um lanchinho antes de ir para a Hidráulica da USP – uma longa história – e comi uma esfiha e um kibe. O preço é honestíssimo mes-mo. R$ 1,50 a esfiha! E não é aquela coisa horrorosa do Habib’s de sobra de açougue, o recheio é realmente saboroso, temperado e caprichado. O kibe também é bem bom.

Aí eu decidi experimentar… o tal do café árabe em si. Perguntei para a garçonete se seria muita gafe eu pedir o café árabe e colocar açúcar, e ela respondeu com um sotaque que podia ser de tudo menos de árabe:
“Sei não…” – e meio que saiu andandinho.
Pensei com meus buttons e pins: se ela não sabe, pode até ser que seja uma gafe mas vou fazer igual cavalo em dia de parada na avenida principal – cagar & andar.
Pedi o café e ele veio num bulezinho bem engraçado, com um prato de cerâmica em cima (o bule não tem tampa, acho que isso é para não esfriar o café). A xícara que acompanha é pintadinha à mão (pelo menos é o que parece) e não tem asa. Vem bastante café, dá para mais de uma pessoa tranquilo – E CUSTA R$ 2, QUE MARAVILHA!

Quanto ao gosto: é esquisito, não vou negar. Me parece que tem umas ervinhas, umas coisiquinhas. Mas não senti borra de café, não – aquela coisa áspera, efeito de quando você vai coar em casa e sai tudo errado. E é bem forte, mais do que espresso! Quer saber? Gostei da experiência.

Em tempo: os pratos giram em torno de R$ 11 e poucos, e a coalhada (amo coalhada) tá R$ 8. Ou seja, num almoço você gasta uns R$ 16 no máximo, e num lanchinho você gasta R$ 5. Vai dizer que não é bom?

Obs.: Alerta prazer estético. Tem um coroa árabe enxutão no caixa que, olha… valia uma bela quantidade de tapete persa, viu? Para as mulheres solteiras também deve valer a pena, tem um monte de engravatado trabalhador. Vai saber, né, de repente você arruma um administrador de empresas. Tem gosto para tudo.

Serviço
Café Árabe
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1827, Jardim Paulistano, São Paulo – SP.
Tel. 11-3815 4150

Jorge Wakabara

  1. minhalmacanta

    Jorge,
    esse blog está sensacional! Divertidíssimo mesmo. Tem dúvidas que sou sua fã?! Tudo que você escreve eu acho ótimo! Rs… Mas é verdade…
    Beijos

  2. wakabara

    óun! meiga! :*

  3. Bia

    Jorge, eu era uma habituée do Café Árabe, quando trabalhava ali na Moti. Pros que gostam de Babaganush e Homus, tem um prato que chama Biblos, que vem com tudo e custa uns R$ 8. Eu, como sou árabe fajuta, ficava no kibe e esfiha mesmo.

    Ah, sim. Os brimão, benzadeus, AH SE MEU AVÔ PERMITISSE LIBANÊS NA FAMÍLIA…

  4. amei o blog e também a versão vestimenta.

  5. wakabara

    laurita, obrigado pela visiteenha! bjs bjs, saudades, vamos combinar de tomar umas brejinhas, heim?

  6. Paula

    O Café àrabe é maravilhoso msm!! Mas vc se enganou…a Faria Lima tem Museu sim…o Museu da Casa Brasileira, lá quase na Cidade Jardim…é um Museu metido a besta também…huahauahua…trabalho lá…

  1. 1 1 ano de blog! - Sampa de A a C « Pobre também come

    […] Ca’d’Oro Cachoeira Tropical Café Árabe Café Florinda Cantina D’Angelo Cantinho Goiano Carrinho de churros no Metrô Saúde Casa do […]




Deixe um comentário

